O relógio não está parado

Desculpe-me pelo meu intrometimento, o Luciano passou o dia todo com a pressão sanguínea um pouco descontrolada e em função disto, forte  dores de cabeça e nauseado, tendo inclusive que tomar morfina, que o deixou meio fora de prumo, não conseguindo fixar seus olhos na tela do computador. Daí pediu a mim que escrevesse algo, entretanto, tomou conhecimento através da Sissi de todos os comentários postados, os quais foram todos muito tocantes.

 

 Agora que o transplante já foi feito, e como é do conhecimento de todos, não poderia ter ocorrido de maneira melhor, o organismo do Luciano encontra-se com sua medula totalmente sem atividade, o que é o esperado para se eliminar qualquer célula de leucemia que porventura ainda ele pudesse ter, assim como para que seu organismo não tenha condições de rejeitar as células transplantadas. Imaginem: leucócitos, que são suas defesas imunológicas é zero, hemoglobina, que é o caminhãozinho que carrega o oxigênio pelo corpo, está com suas reservas muito abaixo do mínimo, e as plaquetas que são responsáveis pela coagulação do sangue, a níveis críticos. Tudo isto faz com que ele seja monitorado 24 horas por dia, tendo o auxílio de transfusões sanguíneo e antibiótico. Mas isto deverá acontecer até que as células tronco transplantadas se instalem em sua medula, e sob nova direção, re-estabeleça assim a nova produção sanguínea, saudável e turbinada. Esta espera poderá ser de 15 a 30 dias, God only knows.

 

Achei oportuno falar sobre algo que parece ser sua sensação!   Pois bem, quem já não se viu a espera de alguma coisa, espera por uma data importante, espera por alguém, por uma resposta, por um resultado, enfim, daí  você sente tudo, cansaço, raiva, preguiça, indignação, agonia, ansiedade, e outras coisas mais... , e isto acontece porque você tem a sensação que nada está acontecendo em função do que se espera. O tempo parece não passar neste período, isto porque o processo de espera faz se ter a impressão que os minutos, horas, e dias são bem mais longos, até infinitos. Uma das experiências mais fortes que temos experimentado enquanto aqui em Houston, é exatamente esta coisa da “espera”, e para o Luciano com certeza este tem sido um exercício muito difícil, porque uma pessoa na idade em que ele está, e principalmente por sua natureza “elétrica”, lembrando o que meu pai dizia: “esse menino deve tem um fio de 380 volts ligado na ..., não vou dizer onde”, contudo mais uma vez Deus tem se mostrado claramente presente, ao lado dele o dando o controle emocional e espiritual necessário para suportar este tempo. Isto de achar que nada está acontecendo é um engano, tudo está acontecendo, e no momento certo o resultado certamente chegará.  A espera daqueles escolhidos de Deus nos tem confortado, lembremos de  Abraão, Paulo, José, .... na cadeia, no fundo de uma cisterna, no exílio, no deserto, .... passando fome, sede, torturado, esquecido, longe de seus familiares, com dor , e mais, sendo fortemente provado. Vamos mais perto, é como um dos belos vasos que a Scila pinta: tudo começa com uma terra suja e molhada, vira barro, é fortemente amassado e amassado, esmurrado, e queimado, o resultado final.... uma belíssima obra de arte.  É assim que temos aqui esperado, sabemos que muita coisa esta acontecendo e sendo preparado neste tempo de espera, e melhor, pelas mãos de Deus. Uma coisa é certa, as células tronco, vindas de dois cordões umbilical, que não se sabe de onde, nem de quem, não nos interessa, mas sim que foram trazidas por Deus, e que já estão se organizando em sua nova morada. Só aguardamos o momento que elas comecem a trabalhar.

Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu. Eclesiastes 3:1

 O Luciano pede que eu não deixasse de cumprimentar o Dr. Fernando e Dra. Maria Costa, muito mais que seu pediatra, um casal  muito amado por toda nossa família. Ao Pastor Wanderley Filho e toda a congregação da Igreja Batista que levantou clamor a Deus em gratidão e por uma bênção especial ao Luciano, assim como à Igreja Presbiteriana Maranatha, através do Pastor Benny, DJ e Eurípedes, os quais transmitirão seu testemunho relatado neste blog.

 

Comentários

  1. "O relógio não esta parado" mesmo e eu estou aqui, novamente, para dar o meu boa noite ao Luciano antes de ir pra cama...
    Como todas as noites desejo que o Luciano durma bem, amparado por Ele.
    Deus esta contigo Luciano
    Deus esta comigo
    Deus esta conosco.
    Até amanhã meu querido amigo de fé!
    Beijos
    Li

    ResponderExcluir
  2. Marcos Antônio de Souza Filho18 de maio de 2009 às 02:56

    Luciano passei a madrugada acompanhando seu blog e toda sua luta!!!Fico muito feliz que tudo esteja dando certo e da melhor maneira possível. É surpreendente sua vontade de viver e a maneira pela qual vc leva com otimismo tudo aquilo que vem aocntecendo com vc. Vc parece aquele personagem do filme a vida é bela mostrando a guerra para o filho da melhor maneira possivel. Tenho orado muito por vc tenho certeza que muito menos do que se é eserado sua medula ira realemnte pegar. Muita foça pra vc um grande abraço. Marcos Antônio de Souza Filho (Marquim)

    ResponderExcluir
  3. Queridos Luciano, Sissi e Orlando,
    Sim este tempo vem sendo um tempo de refinamento, mas a promessa do Senhor é bem clara p/ vcs, assim que li o blog, abri meu pão diário e a passagem bíblica era Jeremias cap.30, que diz:
    "Ah! Que grande é aquele dia, e não há outro semelhante! É tempo de angústia para Jacó; ele, porém, será livre dela... ...Não temas pois, servo meu... ...Porque te restaurarei a saúde e curarei as tuas chagas... ...A cidade será reedificada sobre o seu montão de ruinas, e o palácio será habitado como outrora. Sairão deles ações de graças e o júbilo dos que se alegram. Multiplicá-los-ei, e não serão diminuidos; glorificá-los-ei, e não serão apoucados... ...Vós sereis o meu povo, eu serei o vosso Deus".

    Esta promessa feita ao povo de Israel é renovada hoje p/ vcs, o Senhor nosso Pai restaurará a saúde do Luciano e tempos de paz e alegria virão, vcs estão nos braços do Pai, descansem n'Ele.
    Bjs tia Marize

    ResponderExcluir
  4. O tempo é algo complicado para muitos, mas para outros um grande remédio. Com o tempo vc pode tirar grandes ensinamentos, pois atraves da meditação, da converça mental, pode-se encontrar soluções e entendimentos, temos que saber aproveitar o tempo, nao se oprimir e ter a dádiva da paciencia, pois Deus sabe o que faz, e ele está fazendo por ti Lu.
    Fiquem com Deus.

    ResponderExcluir
  5. Luciano, primo, amigo querido
    hoje não pude deixar de ler o seu blog e de não deixar um recado para você.
    Eu imagino o quanto deve estar difícil esse processo para você, nem tanto pelo esforço físico e biológico (porque um atleta como você tira isso de letra), mas pela espera. Ô rapaz ansioso, hehehe, porque isso já conheço muito em você. O processo da espera que deve estar sendo o pior. Estou aqui imaginando um leão dentro de uma jaula, louco para sair pelo mundo... heheheh. Não é verdade?!?! Mas nesses momento, a única coisa que nos resta é a paciência, virtude que pouco temos mais que muito precisamos... Mas isso também temos que ter por aqui, digo nós, os amigos que estamos longe de você, virtude que temos que ter para aguardar a sua volta para próximos de nós, com toda sua energia, carinho, amizade,companheirismo, que tanto nos acostumamos... hehehe
    Fica aqui um grande abraço!!
    Ah, tenho muitas novidades, éééééégua véééééia... hehehe
    Abraços
    Andrei

    ResponderExcluir
  6. Meu afilhado querido,

    Vai dar tudo certo! Nosso tempo não é o dele.... mais vai passar rapidinho! Morri de rir pois la em casa o comentario e = .... eu tbm nasci ligada na tomada!!!! bjão e fica com Deus! bjs pra família...

    ResponderExcluir
  7. amor...
    Como diz o seu pai, vc realmente tem um fio de 10000 wtz ligado dentro de você e essa prova de paciência que está passando servirá para toda a sua vida...vc vai chegar aqui calminho, calminho, calminho....hehe vou achar ótimo...hahahaha.
    Mais sério, o tempo realmente parece que não passa, mais eu sabia que ia ser assim, principalmente nessa fase de "ESPERA"!Mais calma, hoje já é o d7 e ja tá chegando o grande dia...
    Espero que hoje esteja melhor, sem dores de cabeça e enjôos..
    Te amo e peço todos os dias para que esse tempo passe logo..saiba que não só para você isso tudo está sendo lição de paciencia, mais para todo mundo....você com certeza revolucionou a vida de muitaaaaaaa gente amor..
    saudades
    beijo grande

    ResponderExcluir
  8. QUERIDOS,NÓS FICAMOS DAQUI NO LIMIAR DAS NOSSAS EMOÇÕES,DE LONGE MAIS PERTINHO,AO SEMPRE ACOMPANHAR FICO PENSANDO O QUE ESCREVER;SEMPRE EM MUITOS MOMENTOS TIVEMOS O CARINHO CALOROSO DE TODA FAMILIA:NA PRIMEIRA CIRURGIA DA ISABELLA,TIA SCILA NOS VISITOU AS 7:00 DA MANHÃ COM PÃO DE QUEIJO QUENTINHO;QUANDO BATÍ O CARRO LÁ EM ARAGUARÍ-MG E A ISABELLA QUEBROU O FÊMUR,POUQUÍSSIMO TEMPO APÓS LÁ ESTAVA O SEU AVIÃO PARA NOS TRAZER DE VOLTA...SE EU FOR ESCREVER AQUÍ TODO O AFAGO,CARINHO, ATENÇÃO...QUE JÁ RECEBÍ E RECEBO DE TODOS,COISAS QUE NÃO TEM COMO ESQUECER;QUANTAS LUTAS VOCES JÁ PASSARAM E QUANDO ME APROXIMO EM MEIO A ELAS,SEMPRE
    ME FORTALEÇO COM O SEU TESTEMUNHO
    DE VIDA COM DEUS E A FORMA COMO ENFRENTAM TUDO;E AGORA MUITO MAIS.
    LONGE MAIS PERTINHO.DESIRON

    ResponderExcluir
  9. Gostaria de compartilhar com voces de no Domingo(d10)dia anterior ao dia do Transplante;Fui à frente na IGREJA-ICEC,Pr Marcos,contei um pouco da História e perguntei se haveria alguem que pudesse me acompanhar em um JEJUM no dia seguinte(d11);Fiquei perplexo!Quantos levantaram!e oramos juntos com toda a IGREJA.e no decorrer destes dias muitos me ligam para saber notícias,tiveram conhecimento do blog se apaixonam quando lêem.E ontem o Pastor pregou
    sobre Cura,intercessão e amizade que está em MARCOS 2:1-12.Uma das incontáveis maravilhas do NOSSO SENHOR JESUS.
    DESIRON.

    ResponderExcluir
  10. Oi,Lu.
    Graças a Deus por mais esse dia.
    A Ele toda honra e todo louvor.
    "Em tudo dai graças,porque esta é
    a vontade de Deus em Cristo Jesus
    para conosco. 1 Te 5,18"
    Vamos dar graças por tudo,até pelos remédios que tem efeitos
    desagradáveis.Ainda bem que eles
    existem.
    Logo tudo terá passado.
    Quando você menos esperar,a Bruna
    e a Priscila estarão chegando aí.

    Beijos!!!! tia Lena

    ResponderExcluir
  11. Só queria repetir o que muitas e muitas pessoas já disseram, não se esqueçam de que "a cada manhã as nossas forças se renovam" as nossas esperanças, a nossa fé,a confiança naquEle que é o nosso Deus de promessas. Todos já tivemos provas muito reais e concretas de que Ele não nos abandona. Precisamos confiar que Ele está a cuidar de tudo e termos a certeza de que dias melhores virão. E com certeza, dias de gratidão, de convicção absoluta do amor e cuidado dÊle para com o Luciano, sua familia, e todos os que estao sendo abençoados por essa circunstância.
    Beijo...
    Tia Ruth

    ResponderExcluir
  12. Luciano, se o tempo passasse rapido não poderiamos apreciar as coisas belas que a vida nos oferece, saiba que há tempo para todas as coisas pena que as vezes somos apressados demais e não temos a sabedoria de entender o tempo de DEUS.O nosso pai celestial que a tudo vê está cuidando de vc e sabe da tua ansiedade, da sua pressa em sentir o resultado desse processo mas, muita calma porque o resultado vai ser maravilhoso, os enjôos, dores de cabeça, disturbios intestinais e tudo mais vão fazer parte do seu passado e vc ainda vai lembrar de tudo não com saudades mas com conhecimento e sabedoria para dizer:eu vivi tudo isso e venci! PARABÉNS LUCIANO PELA SUA FÉ.Fiquem com DEUS.Um enorme abraço a vc,Sissi e Jr.
    Sua tia Irene Resende da Rocha.
    P.S. A Nelita conheceu a Ana Paula lá no CGO-ela acompanha a mãe nas sessões de quimio-saiba que ela só tem elogios para com vc.

    ResponderExcluir
  13. Luciano, Sissi, Júnior
    Nossos corações acompanham o ritmo dos seus corações nesse mergulho medula adentro. Temos orgulho por poder conviver com pessoas dessa dimensão superior, exemplo de força, luta e fé inabalábel.
    Luciano, espero você com um pirulito.Abraço apertado do seu pediatra

    ResponderExcluir
  14. Luciano, Sissi, Júnior
    Nossos corações acompanham o ritmo dos seus corações nesse mergulho medula adentro. Temos orgulho por poder conviver com pessoas dessa dimensão superior, exemplo de força, luta e fé inabalábel.
    Luciano, espero você com um pirulito.Abraço apertado do seu pediatra

    ResponderExcluir
  15. Luciano, Sissi, Júnior
    Nossos corações acompanham o ritmo dos seus corações nesse mergulho medula adentro. Temos orgulho por poder conviver com pessoas dessa dimensão superior, exemplo de força, luta e fé inabalábel.
    Luciano, espero você com um pirulito.Abraço apertado do seu pediatra

    ResponderExcluir
  16. Lu, estamos com muita esperença na sua recuperação. Realmente, tudo acontece a seu tempo e nós devemos exercitar a paciência e a coragem para esperar. Grande beijo e abraço de urso. Si do Léo.

    ResponderExcluir
  17. E aí, meu parceiro!
    Ontem infelizmente não pude ir ao culto, fiquei com muita vontade ter ido, mas tava fazendo prova e saí cansadaço dela!
    Mas, como todas as noites antes de dormir, estava lendo uma parte na bíblia interessante: SALMOS 25:15-22, que caiu como uma luva pra mim e no mesmo instante me lembrei de vc, meu amigo, que também está buscando a salvação em nosso Senhor!Qdo puder, leia!
    E isso, faço todas as noites por vc, rezo, peço a Deus para que termine logo isso e que lhe traga de volta a todos nós, que vc vai superar tudo isso logo!E como sempre digo, será breve!Confie!
    Fiquei com Deus e continue firme!
    Grande abraço pra vc!
    Guru.

    ResponderExcluir
  18. oi jr , sissi e luciano como estao?? demorei mas estou por aqui,falando com vcs e acompanhando de perto!estou orando por todos nos ! nao esquecam que tenho um colega de medicina (Dr Breno Miguel) que mora , e e medico a 20 anos em houston , o qual e meu "amigo irmaö" e tenho relacionamento com ele ate hoje para o que precisarem .contem sempre comigo!!! falou Luciano .....abracos!!!
    LEO CARNEIRO SEU PRIMO !!!!!!! TE ESCREVO DEPOIS !!!

    ResponderExcluir
  19. Aos queridos:Luciano,Sissi e Jr,apezar de distante do computador por uns dias,tenho acompanhado as notícias.Deus é o nosso Pai e tambem nosso oleiro e assim como vc mesmo disse Jr,Deus muitas vezes nos transforma em barro e nos molda novamente,fazendo-nos um vaso novo,perfeito,igual a nenhum outro.Às vezes,na nossa humanidade tentamos compreender o que está acontecendo,más nem sempre isso é possível,e assim,fragilizados Deus nos toma no colo e nos conforta com suas promessas e Sua presença que enche nossa alma de paz.Tenho pedido a DEUS,que lhes encha dessa paz e dessa certeza da presença Dele em cada momento,embora até mesmo as circunstâncias pareçam dizer o contrário,meus irmãos,vcs são muito queridos de Deus,eu creio nisso e sei que vcs também,Aleluia!Deixo com vcs 1Jo.5:4,5"porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo;e esta é a vitória que vence o mundo:a nossa fé.Quem é o que vence o mundo,senão aquele que crê ser Jesus o Filho de Deus?Que nosso Deus continue lhes concedendo graça e força nesse tempo de espera.Que Deus lhes abençõe,abraços carinhosos a todos.Mariangela.

    ResponderExcluir
  20. Luciano,meu pensamento e coraçao desde que vc esta nessa luta esta junto de vc. Pedindo a Deus que te proteja e carregue nos braços para que sua caminhada seja mais facil. Sei o que vc esta passando e como è dificel. Mas conhecendo vc ,sinto que è uma pessoa iluminada, muito forte.Vai superar tudo isso. Nada como um dia depois do outro. Muita força pra vc e um grande abraço. margareth (Araguari)

    ResponderExcluir
  21. Boa Noite!!!
    Sempre tenho acompanhado o seu blog Luciano e para minha surpresa muita gente tem feito o mesmo, apesar de não enviar comentários. O tempo que você e sua família esperam tanto, talvez seja o tempo necessario para que pessoas ao passar por aqui, possam ser restauradas, transformadas, alimentadas com testemunhos de fé dia após dia.
    Levei um imenso susto quando fiquei sabendo da doença e por todo o processo, mas minha unica e verdadeira preocupação era se vc estava firmado nos caminhos do Senhor. Hoje tenho certeza que sim.
    Você tem sido usado profundamente por Deus, não tenha pressa porque isso vai passar, mas lembre-se em quantas vidas está sendo salva através da sua e iss será eterno.

    Com um imenso carinho..
    Viviane Jordão

    ResponderExcluir
  22. Júnior, Luciano, a espera é, sem dúvida, angustiante. Porém, a fé a reduz à expectativa do final feliz.
    Júnior, você tem razão: tanto está acontecendo, aliás, tudo está acontecendo agora. É como um embrião começando a se desenvolver ativamente, sem que nos possamos perceber daqui de fora. E o resultado é igualmente maravilhoso. O resultado é a vida que Deus dá e abençoa.
    Luciano, sua força, tão constante, deve também se mostrar nos momentos de espera (os mais difíceis, creio). Afinal, desta espera, nascerá a nova medula e sua nova vida, com saúde, muita saúde.
    Beijos a todos da Sara e do Jorjão.

    ResponderExcluir
  23. Orlando

    Bom demais ler as suas palavras.

    Manda pra mim, por gentileza, um e-mail pessoal do Luciano ou seu para que eu possa enviar as músicas.

    Grande abraço

    João Marcelo
    joaomarcelo@quatroestacoes.tur.br

    ResponderExcluir
  24. Olá meu guerreiro!!!
    Ainda bem que só li seu blog agora à noite depois de já ter falado contigo hehehehe. Assim não fiquei ansiosa esperando saber notícias de que vc está bem novamente.
    O sorriso que vejo em seu rosto qdo estamos nos olhando através do computador é um verdadeiro bálsamo para minha alma.
    Adorei qdo seu pai disse q vc é ligado em uma tomada hehehehe e eu não sei disso???
    Imagino os momentos de angústia que devem te acometer qdo vc começa a pensar no TEMPO. Tempo que para vc deve ser um tanto imensurável, mas lembre-se sempre do que já ficou para trás e quantos dias já foram cortados do seu calendário, porque já passaram. Tenha sempre em mente que o tempo não para nunca, ele às vezes se prolonga mas é finito.
    "Não desanime no meio da estrada: siga à frente, porque os horizontes se tornarão amplos e maravilhosos à medida que for subindo."
    Fique com Deus e tenha certeza de que logo logo você estará aqui novamente junto dos que tanto te amam.
    Beijos a vocês três guerreiros.

    ResponderExcluir
  25. Querido Luciano,

    Cheguei!!!!!!!!!!!!!Estava ansiosa por notícias sua. Fui p/ fazenda e lá não deixei de pensar em vc nenhum dia. Confesso que sentí saudades e vc sabe que é responsável por tudo aquilo que cativas, como diz o Pequeno Príncipe. Coloquei em dia a leitura de seu blog. Fiquei mais uma vez impressionada e encantada com vc, o Jr e a Sissi. Que família maravilhosa!!!!!!! A maneira como vcs encaram as nuvens escuras que surgem e como amaciam os lugares ásperos que atravessam e como vcs enxergam Deus em todas as coisas, olhando sempre para Deus. "Tende bom ânimo". Eu sei muito bem que o poder e amor de Deus é imensurável, sei que não conseguiremos agradecer suficientemente a Deus, mas tomemos as promessas que Ele nos fez, de que Ele ouve nossas orações e lancemos sobre Ele todas as nossas ansiedades por que Ele cuida de nós, não é verdade? "...sejamos imitadores daqueles que pela fé e paciência herdam as promessas." Hb 6:12
    essa promessa nos lembra não só a necessidade da fé mas tb paciencia pela qual a fé tem sua obra completada. Então, meu querido Caaaaalma!!!!!!!!!!! Vc vai aguentar essa prova!!!! Deus te abençoe. Durma com Deus pois "em paz me deitarei e dormirei pois só tu Senhor me faz repousar em segurança"
    Boa noite eu tb já vou ZZZZZZZZZZZZZZZZZ dormir.
    um abração
    Jane

    ResponderExcluir
  26. Nossa amor é impressionante ver o tantão de gente que mesmo sem te conhecer passou a te admirar e a gostar tanto de você!
    Hoje encontrei com a tia Suelaine amiga da minha mãe e ela disse que te "adotou" de coração...que ela não consegue ficar um dia sequer sem ler seu blog e um minuto sequer sem pensar em você..disse tambem que esses dias ela fez um louvor em seu nome e que o que ela mais queria era ter falado com você naquele momento...nossa vc não tem noção, mais acho que os quatro cantos do brasil e do mundo oram por você todos os dias, é por isso que vc está tão bem!
    te amo muito
    amei te ver, apesar da confusão...hheee
    saudades

    ResponderExcluir
  27. Vivendo na emoção de sempre vencer!!!.
    :))

    Essa moça aí de cima é minha irmã viu???

    Queridos, todo tempo de espera é angustiante, porém ele é relativo e no seu caso nós compreendemos e também fazemos parte de dessa espera.
    Quando dependemos do relógio para qualquer resultado ele pode mesmo parecer infinito, até os minutos e os segundos podem parecer infinitos.
    A gente entende o quanto esse tempo tem sido precioso e cheio de expectativas nas suas vidas, e creia ela também já faz parte dos nossos anseios, e estamos confiantes em DEUS, e ELE haverá de segurá-lo nos momentos difíceis.
    "Não temas, pois eu sou contigo; não te assombres, pois Eu sou o teu Deus. Eu te fortalecerei, e te ajudarei, eu te sustentarei com a destra da minha justiça".Jr e Sissi, estou firme, esperançosa e confiante.
    Tenham uma boa noite.
    Beijos

    ResponderExcluir
  28. Eita... por causa de um segundo a Bruna passou na minha frente e furou a fila. Planejei mandar o comentário logo embaixo do da Jane, mas veja a confusão rsss
    Vou correr então entra outro e me toma o lugar.
    Bjs

    ResponderExcluir
  29. Luciano, estou passando agora a noite para ver como vcs estão e para dizer que vou me deitar e como sempre pedir a Deus por todos vcs...amanhã novo dia será e com certeza vc vai se sentir melhor...descançe no senhor !!!Ontem não fui na Maranatha mas estava na Sal da Terra e pedi muito por vc.
    Fique com Deus !!!
    Bjssss
    Giselle Brandão

    ResponderExcluir
  30. ai cunhadinho, me da uma saudade tao grande quando eu te vejo pelo skype. da vontade de quebrar essa tela do computador e te puxar de voltar pra cá! hahaha.

    bom te ver e saber como vc ta tao bem.

    graaaaaaaande beijo!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Muito legal que você esteja comentando no meu blog!!! Por gentileza, não esqueça de se indentificar com nome e sobrenome e caso queira que eu responda alguma pergunta, dúvida ou o que for, é só deixar o e-mail!!

MUITO OBRIGADO!!!!!

ABRAÇÃO!!!!!!!!!!!!!!