Bom ânimo e ter um funny Day.

No meu entender, existe uma razão muito além do que se possa imaginar sobre o porquê do Luciano, querer transformar sua difícil jornada no MD Anderson, durante processo do transplante em Funny Day. Só quem já passou por esta situação, talvez possa entender, mas a questão é que nós não tínhamos nem chegado a Houston, e o Luciano já tinha esta idéia em mente.

Desde que eu, Orlando Jr seu pai, me entendo como gente, ouvia meu pai sabiamente dizer : “temos todos que estar sempre preparados para o pior na vida”. A princípio isto me parecia um tanto negativista, e talvez para muitos ainda é, e ele ainda ia mais longe e falava: “você já se viu por exemplo sendo assaltado ? pois bem, esteja sempre preparados, porque isto pode lhe salvar a vida”. E dizia muito mais, sobre a possibilidade da falta das coisas, doenças, perda de um ente querido, enfim, muito difícil se preparar para algo assim, e ele complementava: “devemos estar preparados, ter humildade, hombridade, serenidade e calma, porque tudo passa”. Mas depois de algum tempo entendi que não era ele falando por si, mas inspirado pela palavra de Deus, quando ele disse “neste mundo terei tribulação, mas tende bom animo, pois venci i mundo”. Em outras palavras, Deus nos disse que neste mundo, o qual está longe de ser o paraíso, estaríamos propensos a ter muitos problemas, de toda ordem, mas que deveríamos ter bom animo, e é neste ponto que entra a serenidade e hombridade que meu pai falava, e que o Luciano conota como “funny day”, mas tudo isto alicerçado na fé em Deus que no final de alguma forma venceríamos.

Esta postura do Luciano em dar um tom de bom humor à todo este momento que enfrentamos aqui, tendo como recibo a vitória, me faz lembrar de outros momentos que já passamos, e que na época procurávamos buscar o lado bom da coisa, até nos alegrando ao invés de chorar. Lá vai uns momentos para lembrar: Quando a Sissi descobriu que tinha um aneurisma cerebral e teria de se submeter a uma cirurgia de alto risco e urgente, perguntamos ao médico qual seria os riscos de não se operar, ele disse: “se não operar, o aneurisma pode se romper e ela morrer”, e com a cirurgia, qual os riscos, ele disse : “o aneurisma se encontra em um local em que ela pode ficar com um lado do corpo paralisado ou poderá perder a memória recente”. Bem o que poderíamos fazer, chorar e desesperar não ia adiantar nada, e então Deus falou aos nossos corações “tenha bom animo e vencerá”, e eu logo em seguida disse para Sissi, não quero que você morra, e não casei com você para ter você como uma atleta corredora, portanto se ficar com um lado paralisado não tem problema, o difícil será se você perder a memória recente, porque vai dar muito trabalho para eu te conquistar novamente, até porque agora estou barrigudo e careca, e talvez você não gostaria de homem assim. Foi um grande momento para mim quando entrei na UTI, e ela toda entubada, olhou para mim e chorou, na mesma hora pensei: “não se esqueceu de mim e está chorando de alegria”, e mexi nas suas pernas, e ela as movimentou. Ela entubada, na UTI, e eu feliz da vida. Querendo ou não, foi um “funny day”.

Funny days deste tipo, tenho vários para contar. Dá para escrever um livrão, com tom de drama, suspense, humor, tristeza, desafios, dor, sofrimento, mas sobretudo de vitória. Esqueça a dor e viva os funnies days !

Comentários

  1. Queridos Luciano, Bruna, Pri, Sissi e Orlando
    A história de vida de vcs é linda, e ao relembrar cada momento vemos a mão de Deus sempre presente, abençoando, guiando, livrando, enfim a misericordiosa ação do Senhor na vida de vcs demonstra o infinito amor do Pai por todos.
    Damos graças por termos a oportunidade de conviver com vcs e conhecer de perto um pouco dessas histórias, e sermos testemunhas de grandes milagres que Deus tem concedido.
    Ontem não consegui ligar por ser muito tarde quando chegamos da casa dos pais do Ibsen, mas tentarei hoje. Espero que o retorno de vcs esteja muito próximo, e que cada dia o Luciano esteja mais forte como ele disse ontem. Estamos todos com muita saudade bjs a todos tia Marize

    ResponderExcluir
  2. Aprendi com essa família que a vida é um eterno exercício de funny day! Obrigado por esse maravilhoso ensino!

    ResponderExcluir
  3. Tremenda sabedoria do seu pai, Júnior, ao colocar na mente dos filhos a necessidade de estarem preparados para as tribulações. A princípio, como você mesmo mencionou, parece ser uma visão negativista da vida, mas não é, porque as tribulações são uma realidade e acontecem na vida de todos. Algumas mais severas, outras mais brandas. Ninguém está imune a elas e não existe vacina contra elas. E estar preparado, conforme seu pai dizia, é estar cheio (revestido) do Espírito Santo do Senhor, o qual nos torna capazes de enfrentar as batalhas (as tribulações) com ânimo e alegria, sabendo que o Senhor estará do nosso lado nos ajudando. E, com certeza, Júnior, você aprendeu direitinho essa lição que o seu pai ensinou, você não colou na hora da prova, você foi APROVADO e PROVADO pelo Senhor. E agora, você repassa para sua esposa e seus filhos (que repassarão aos deles), esse ensinamento tão sábio do seu pai. Saiba que vocês tem muito o que ensinar às pessoas. O testemunho de vida de vocês é de uma riqueza espetacular. Enfrentar situações tão graves e, em meio a elas, ainda tirar lances de bom humor... de alegria... Isso só é possível se estivermos sintonizados com o nosso DEUS que nos diz para termos bom ânimo, para regozijarmos sempre, para nos alegrarmos, para descansarmos n'Ele, dentre outras recomendações do Senhor para nós, a fim de obtermos vitória ao final. Você nos disse que sua história de vida daria um LIVRÃO, então comece a pensar na possibilidade de escrevê-lo, pois será um instrumento de benção na vida de muitas pessoas, que aprenderão que o nosso contentamento vem de Deus, por isso não dependemos das circunstâncias. Em Fp 4.12b lemos: "Aprendi o segredo de viver contente em toda e qualquer situação."

    E agora, Luciano, é com você. Tudo bem? Estou sentindo sua falta. Há dois dias que você não dá "neim um dedim de prosa conóis, sô. Tô te esperano, oquêi?"

    Salmos 37.7 diz assim: "Descansa no Senhor e espera n'Ele". Luciano, sinta o fortalecimento e o encorajamento do Senhor. Permaneça na presença d'Ele e espere o mover de Deus em sua vida. O Senhor está restaurando seu organismo e tornando-o completamente curado. Aleluia!!! Louvado seja o Senhor!!!

    Tenha um ótimo final de tarde e uma noite tranquila!

    Que o Senhor abençõe vocês!!!

    Um abraço carinhoso,

    Ana Maria

    ResponderExcluir
  4. Oi Luciano querido,
    CHEGUEI!!!!!!!!! e só notícias boas, de tranplante bem sucedido, de enfrentamento de situações adversas com coragem, de uma família verdadeiramente disposta a ser feliz.
    Estive alguns dias ausente, fui curtir meu netinho em Brasília depois fui p/ a fazenda "trabalhar", e sempre lembrando de vc em minhas orações.
    Pelo visto vc tb deu uma sumida...tb com a namorada aí o tempo fica mais curto né?
    Isso aí que o Junior disse tão sabiamente é a prova desse versículo: " Nas tendas dos justos há voz de júbilo e de salvação; a destra do Senhor faz proeza." Sl 118:15 Que maravilha!!!!!!!!!!!!
    Um grande abraço ao Junior e Sissi, exemplos de coragem e fé, um bjão p/ vc tão abençoado, forte e igualmente corajoso.
    Jane

    ResponderExcluir
  5. Que família bonita, quão fortalecidos vocês são. Enfrentar adversidades na vida e de cabeça erguida é coisa para pessoas realmente fortes espiritualmente. Muito me orgulha o fato de minha filha conviver e amar pessoas tão positivas, cheias de garra e coragem. Tenho certeza que a Bruna aprende muito com vocês, e tenho certeza que a cada dia mais admiração e amor ela nutre por esta família que a acolheu com tanto amor. E vocês sabem que a recíproca é inquestionável, todos nós adoramos e nos orgulhamos de ter o Luciano participando de nossa família.
    Que Deus continue abençoando todos e os traga o mais rápido possível para o nosso convívio. A saudade tá apertando.
    Beijos carinhosos a todos.

    ResponderExcluir
  6. Oi Jr,
    Sabias as palavras de teu pai, e eu bem me lembro de muitos conselhos que ele me deu tambem, conselhos que cheguei ate a duvidar em determinada epoca, mas veio a se concretisar posteriormente. (Tata). este foi um, mas existiram varios, e os tenho guardado em meu coraçao e jamais vou perde-los.
    E hoje fico muito feliz quando voce fala dos concelhos dele, e os poem em pratica. E o mais maravilhoso disto tudo e termos nosso pai ao lado para nos dar bons conselhos, mesmo que no momento nao queiramos aceitar, e por isso vou sempre te valorizar por tudo que voce fez, faz e fara por minha Mana e teus filhos. Voce è um grande homem, mesmo que em algumas horas os filhos nos achem irritantes e pegajosos demais, mas o mundo nos faz ser assim e nao tem outra forma de ser.
    Deus vem abençoando suas vidas com grandes fardos e abençoando tambem com uma força desumana, para carregarem os pesados fardos ora impostos. Digo abençoando com fardos pesados porque com ele evoluimos cada vez mais, pois passamos por provaçoes impostas por Deus. E vcs superando estes momentos, tenho a convicçao que tudo isto se deve a grande base familiar que vcs construiram. Nao vamos ser inocentes de pensar que tudo daqui pra frente vai ser mil maravilhas, mas com esta base e diciplina de vida tudo fica mais facil, nao menos doloroso, mas certos de que terao exito na jornada.
    Abraço cunha, Bjo Mana e sobrinhos (3).

    ResponderExcluir
  7. só me resta ter um funny day,
    com esta historia ...vcs realmente
    são benção...
    Deus ama muito esta familia!!!
    bjim.

    ResponderExcluir
  8. Ler este depoimento faz pararmos, refletirmos e agirmos com a vida de modo diferente...
    Poder ter a oportunidade de receber este e outros testemunhos que vcs, esta família tao especial tem a nos mostrar, é uma gloria. O exemplo de vida que vcs tem a nos oferecer é uma dádiva que Deus nos proporcionou. Temos muito o que aprender com seus testemunhos de fé, de força, de perseverança e de sabedoria. A dignidade de passar por turbulencias, dificuldades, sofrimento, vitorias, conquistas, alegrias, nao sao todos quem sabem... vcs sao fieis a fé, áo poder do Senhor.
    Fico muito agradecida por Deus ter me proporcionado este convivio com vcs. Tenho muito que aprender com cada um desta família. PARABENS por serem especiais pra Deus! PARABENS por cada conquista! PARABENS por terem construido uma família digna, de honra! PARABENS Sr. Orlando e Sissi por semearem o bem e transmitirem o bem!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Muito legal que você esteja comentando no meu blog!!! Por gentileza, não esqueça de se indentificar com nome e sobrenome e caso queira que eu responda alguma pergunta, dúvida ou o que for, é só deixar o e-mail!!

MUITO OBRIGADO!!!!!

ABRAÇÃO!!!!!!!!!!!!!!