RECORDAR É VIVER

Ao som de uma antiga marchinha de carnaval, muita gente alegremente cantou e dançou, repetindo o melodiosa refrão, “Recordar é Viver”

Desde que o Luciano partiu nós temos preservado ao máximo suas coisas, ... tudo que se refere a ele, isto, basicamente em busca de mantê-lo vivo em nossas memórias. Entretanto, algumas pessoas nos perguntam se este comportamento não aumenta ainda mais nosso sofrimento por sua falta, e dizemos:  - quando se gosta de alguém, você nunca quer esquecer esta pessoa, imagina um filho! Nos momentos em que lembramos do Luciano, seja quando estamos em contato com suas coisas, ou lembramos de suas expressões, imagens e comportamento, nunca sabemos como nosso sentimento vai se comportar, e ai, vem alegria, tristeza, lágrimas, orgulho, ou prazer, contudo uma coisa nos entendemos, seja qual for esta reação, nada mais é do que uma tradução às recordações, e o mais importante é que isto faz com que ele, apesar de seu afastamento físico, se mantenha vivo dentro de nós.

Uma das muitas coisas que nos traz a presença do Luciano de forma bem viva, nos fazendo inclusive entender qual era uma das maneiras por ele utilizadas para poder superar todo seu sofrimento, angústia, e dor vivida, é ouvindo sua paixão pela música, seja cantando, tocando seu violino, violão, craviola, guitarra, ou gaita. E isto é explicado desde muito tempo através de uma expressão encontrada no livro Geórgicas, de Virgílio, escrito entre 37 e 30 a.C, que no original, ela dizia: “quem chora ou canta fadas más espanta”. Não se sabe ao certo como a frase encurtou, mas acredita-se que tenha sido por causa de Dom Quixote, o personagem de Miguel de Cervantes, que dizia: “quien canta sus males espanta”.

Assim como sempre fazemos, mexendo nas coisas do Luciano, buscando vive-lo através de recordações, “Recordar é Viver”, encontramos demonstrações reais de como ele fazia para espantar seus males,...cantando, “Quem Canta, Seus Males Espanta”. O material é vasto e variado, e para nós tem um grande sentido, portanto, a partir de agora, faz parte integrante a este blog, as músicas encontradas, as quais explica cada uma, um momento vivido, sempre com um só sentido, ... sendo sua demonstração de alegria, e declaração de fé. A qualidade das gravações variam muito porque se deram desde dentro de um estúdio, a até através de seu celular, e pasmem, existem duas canções de louvor que foram gravadas dentro do quarto, já muito fraco, um dia antes de ir para UTI, mas são uma das maiores demonstrações da presença de Deus em sua vida - Grande é o Senhor, e Mui Digno de Louvor, e  Ser Amigo de Deus.

Comentários

  1. Queridos Sissi, Orlando e Pri,
    A música sempre fez parte da vida do Luciano, sempre me lembro dele em 3R, de manha antes de irmos para o lago ele ficava no quarto tocando e cantando com os meninos, à noite ele levava o violão pra varanda e ficávamos ali escutando ele cantar enquanto o Ibsen fazia o jantar.
    Outra ocasião que nos marcou muito foi ele tocando o Tema de Lara no aniversário de 15 anos da Larinha, como ele foi atencioso, como sempre.
    Quando escuto ele cantando, fecho os olhos e imagino que ele está pertinho cantando na varanda. Quanta saudade...
    Bjs
    Marize

    ResponderExcluir
  2. A Saudade Fala Português

    Eu Tenno saudade de tudo que marcou a minha vida.
    Quando vejo retratos, quando sinto cheiros, quando escuto uma voz, quando me lembro do passado, eu sinto saudades...
    Sinto saudades de amigos que nunca mais vi, de pessoas com quem nāo falei ou cruzei...
    Sinto saudades da minha infância, do meu primeiro amor, do meu segundo, do terceiro, do penúltimo, e daquele que ainda vou vir a ter, se Deus quiser...
    Sinto saudades do presente que não aproveitei de todo, lembrando do passado e apostando no futuro...
    Sinto saudades de quem me deixou e de quem eu deixei, de quem disse que viria e nem apareceu;
    Sinto saudades do futuro, que se idealizado, provavelmente será do jeito que eu penso que vai ser...
    Sinto saudades dos que se foram e de quem não me despedi direito; daqueles que não tiveram como me dizer adeus; de quem passou na calçada contraria da minha vida e que só enxerguei de vislumbre; de coisas que eu tive e de outras que não tive mas quis muito ter; mas que se soubesse, decerto gostaria de experimentar;
    Sinto saudades de coisas sérias, de coisas hilariantes, de casos, de experiencias...
    Sinto saudades do cachorrinho que eu tive um dia e que me amava fielmente, como só os cães são capazes de fazer;
    Dos livros que li e que me fizeram viajar, dos discos que ouvi e que me fizeram sonhar das coisas que vivi e das que deixei passar, sem curtir na totalidade,
    Quantas vezes tenho vontade de encontrar não sei o que, não sei aonde, para resgatar alguma coisa que nem sei o que é, e nem onde perdi...
    Vejo o mundo girando e penso que poderia estar sentindo saudades em japonês, em russo, em italiano em inglês, mas que minha saudade por eu ter nascido brasileiro, só fala português, embora, lá no fundo, possa ser poliglota.
    Aliás, dizem que costuma-se usar sempre a lingua pátria espontaneamente, quando estamos desesperados, para contar dinheiro, para fazer amor e declarar sentimentos fortes, seja lá em que lugar do mundo estejamos.
    Eu acredito que um simples "I miss you", ou seja lá como possamos traduzir saudade em outra lingua, nunca terá a mesma força e significado da nossa palavrinha.
    Talvez não exprima, corretemente a imensa falta que sentimos de coisas ou pessoas queridas.
    E é por isso que eu tenho mais saudades...
    Porque encotrei uma palavra para usar todas as vezes em que sinto este aperto no peito, meio nostalgico, meio gostoso, mas que funciona mais que um sinal vital quando se quer falar de vida e de sentimentos.
    Ela é prova inequívoca de que somos sensíveis, de que amamos muito o que tivemos.
    E lamentamos as coisas boas que perdemos ao longo da nossa existencia...
    Sentir saudades é signal de que está vivo...
    Texto de Antônio Carlos Affonso, enviado pelo Dr. Fernando Carneiro via email

    ResponderExcluir
  3. Olá Junior
    Muito bom retornar nesse espaço testemunha de uma luta pela vida carregada de muita esperança para todos nós e tenho saudade da simpatia do Luciano e de seus textos.
    Agora é aprender a conviver com essa falta e fique sabendo que, eu por aqui, calada, tenho torcido por sua superação e vejo que aos poucos suas palavras tem tido um sentido mais racionalista, porém, carregado de muita dor e saudade... uma saudade que será eterna.
    Tenho passado por alguns momentos de luta, mas sempre com otimismo em relação ao tratamento e, mesmo sendo uma coroa madura, ainda não quero despencar do cacho né.
    Hoje lembro-me de minha visitas aqui e de quando eu falava do Amaral, para o Luciano lembra?
    Apesar de ser um personagem fictício tenho muita saudade dele. Houve um tempo em que eu tomei antipatia por ele devido ao seu agarramento. Ele era muito grudento e até demais. Tem gente que gosta disso, mas, eu já tô ficando véia e meus gostos estão mudando.
    Até tenho uma fotinha dele aqui que gostaria de mostrar para você, e, veja se não tenho razão nessa imagem só procê ver AQUI

    Já vou indo e qualquer hora lhe faço uma visita surpresa. Bjo

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Muito legal que você esteja comentando no meu blog!!! Por gentileza, não esqueça de se indentificar com nome e sobrenome e caso queira que eu responda alguma pergunta, dúvida ou o que for, é só deixar o e-mail!!

MUITO OBRIGADO!!!!!

ABRAÇÃO!!!!!!!!!!!!!!