O ATLETA DA SUPERAÇÃO E O VIVA LA VIDA

Para os atletas e apaixonados pelo esporte, a expressão maior desta atividade culmina com a realização dos jogos olímpicos, acontecimento reconhecido como o maior evento do planeta. Capaz de reunir milhares de atletas, de centenas de países, de todos os continentes, que apesar de falarem línguas diferentes, e confessarem credos religiosos e convicções sócio-políticas variadas, estes desportistas se unem fisicamente pelo espírito olímpico, com um único objetivo, a superação de seus limites físicos e emocionais na busca do sentimento de realização do cumprimento de uma prova, a até sua própria vitória sobre o demais.

Este evento esportivo se destaca também diante dos demais por sua capacidade única e exclusiva de concentrar a atenção de milhões de pessoas de todos os cantos do mundo em busca de entretenimento, emoção pela torcida de seu favorito, mas sobretudo pelo despertar do sentimento pacífico de patriotismo.

Em meio a toda esta movimentação, acontece na sequência, o Jogos Paralímpicos, praticados por atletas deficientes físicos. Este evento, pouco divulgado talvez pelo desinteresse financeiro da mídia, faz com que as pessoas percam a grande oportunidade de contemplar, o que eu diria sem nenhuma dúvida, ser um evento muito mais grandioso por ter nele, verdadeiros atletas do esporte, e da vida.

As práticas esportivas de um modo geral, nos fazem lembrar muito o Luciano, mas os Jogos Paralímpicos em especial, resgata em nós o que ele tinha de mais forte, o espírito de determinação e superação. 

Um evento desta natureza além de nos despertar a emoção por presenciar a garra, determinação e esforço de pessoas tão fisicamente prejudicadas praticando uma atividade esportiva de alto rendimento, nos força também refletir sobre a comodidade que muitas vezes nos impede de buscar a conquista de um objetivo mínimo. Uma das principais características de um atleta deficiente físico, é a de que mesmo atrelado a uma cadeira de rodas, prótese, ou qualquer limitação que lhe impeça um movimento ou esforço físico,  e rejeitando ao mesmo tempo o sentimento paternalista e de piedade da sociedade, eles demonstram ser capazes inclusive de superar a capacidade das pessoas normais. 

Luciano foi uma pessoa assim, mesmo diante de tanta opressão causada pelos cânceres, consequências dos tratamentos, e mutilações, as quais lhes impuseram limitações físicas, ele, movido pelo espírito de superação e vontade de mostrar às outras pessoas que mesmo em detrimento a tudo, podia se equiparar, e até superar as pessoas normais, escolheu dentre outras atividades, o esporte, que no caso foi ao extremo, optando assim pelo triathlon. E por todos os cantos onde participava de alguma prova, fosse pelo Brasil afora, ou em algum outro país, sempre buscou honrar, o fato de que toda a garra e determinação, combustível de sua vontade, era fruto da vontade de Deus.

Enfim, tudo nos faz lembrar a vida do Luciano... recentemente fomos a um concerto do Coldplay, e lá ouvimos "Viva La Vida", tanto sua melodia, quanto letra, nos emocionoram muito. De volta ao Brasil, e culminando com o início das provas dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Londres, as imagens assistidas, nos fizeram também lembrar de sua experiência de vida, reforçando nossa opinião de que as pessoas ditas como fisicamente eficientes tem muito que aprender com a realidade vivida pelos deficientes físicos... para tanto basta observar o resultado final da performance dos atletas paralímpicos brasileiros, sobre os olímpicos (fisicamente normais)...você verá a diferença (medalhas). Este misto de lembranças, nos fez criar um clipe com um retrospecto da experiência do Luciano como triatleta harmonizado por Viva La Vida, que deve ser assistida com a tela cheia, e o som em alto volume.



Viva La Vida
- Coldplay -
...
....
Oh, oh, oooh, oh, oh, oh(5x)


Hear Jerusalem bells are ringing

Roman Cavalry choirs are singing

Be my mirror, my sword and shield

My missionaries in a foreign field

For some reason I can't explain
I know Saint Peter won't call my name
Never an honest word
But that was when I ruled the world

Comentários

  1. Caro Junior e Sissi...

    Parabéns pela linda mensagem e video. As vezes é difícil de entender a posição da mídia, principalmente em situações como esta que voce menciona. Realmente os grandes astros do esporte, são os atletas das Paraolimpíadas, por vencerem suas barreiras... sem desmerecer os outros esportistas sem as deficiencias. Mas infelismente, este é o mundo em que vivemos, onde tudo gira em torno de lucros milionários.
    Parabéns também pelo video juntamente com a escolha da música.
    Grande abraço, e ficam com DEUS...
    Gliner

    ResponderExcluir
  2. Muito lindo !!!!
    - comentário enviado por Giselle Brandão Lopes via facebook -

    ResponderExcluir
  3. Amados Sissi e Orlando
    O sentimento de superacao e a vontade de viver intensamente cada minuto da vida foram caracteristicas marcantes para quem conheceu o Luciano, ele superava no esporte, na musica, nos relacionamentos, em tudo!!!
    Que saudade!!!
    Bjs
    Marize e Ibsen

    ResponderExcluir
  4. Muito emocionante!! Muito lindo!!! Muita saudades...
    - comentário enviado via email por Ana Paula R. Machado Craveiro -

    ResponderExcluir
  5. Muito lindo o vídeo, realmente demonstra como o Luciano foi um guerreiro, que deixou marcas nos corações de todos que o conheceram. Marcas de superação, força e, principalmente fé em Deus!
    Sempre que penso na sua família venho ao blog, e assim, mato saudade de todos e dele principalmente.
    Fiquem com Deus e muito obrigado por manterem esse blog, sempre dando tamanho testemunho do poder de Deus nas nossas vidas.
    Um abraço a todos, saudades =D

    ResponderExcluir
  6. Shr Orlando tava lendo o blog e vi que hoje ta fazendo dois anos sem o Luciano,sei que o dia de vcs será de recordações, mais espero que vcs lemberm somente dos momentos felizes que viveram junto com ele. vamos celebrar o inicio da primavera pra viver um mom exemplo.
    Gizele Barros Coutinho
    - comentário enviado via facebook -

    ResponderExcluir
  7. Saudades Luciano Carneiro, é isso e admiração que ficou...
    Rejane Alves Sforcini
    - comentário enviado via facebook -

    ResponderExcluir
  8. Maravilhoso post , inspirador video . Obrigada por nos brindarem com reflexões tão especiais.
    Certamente Luciano viveu em poucos anos uma existência intensa,obteve crescimento intimo imenso e mudou para sempre a vida dos que com ele conviveram ! Parabéns aos pais pela grandeza e por todo o amor que transbordam nesta relação.
    Valeu Luciano e que sua visão ampliada da vida , agora em nova dimensão possa continuar servido de luz para todos nós que ainda cumprimos nossa jornada terrena.
    Com imenso carinho desta amiga e admiradora

    ResponderExcluir
  9. Sr. Orlando è com muito respeito e carinho que passo por aqui para lhe dar um beijinho na testa. nao o conheço mas pude ter o prazer de conhecer o Blog do Luciano. Que Deus possa estar presente em sua vida. imagino que nao deva ser fácil perder um filho, mas tambem sei que no seu intimo, você deve ter uma intimidade muito grande com Deus. pois só quem realmente tem Deus como melhor amigo pode ter força para continuar seguindo com força e fè, como você tem feito. parabéns por tudo. exemplo. o que realmente importa nessa vida é servir a Deus. nunca se esqueça disso.

    ResponderExcluir
  10. Toda vez que entro no blog do Luciano tenho cada vez mais uma confirmação da existência de Deus, pois somente Ele poderia nos dar a graça de poder conviver com esta linda história de amor e de vida que uma vez iniciada pelo Luciano, temos a felicidade de sentir sua presença sempre viva em nossas vidas e em nossos corações, atraves das palavras de seu pai,amor de sua mãe e irmã que através do seu blog mantem viva a história,o exemplo e porque não dizer a essencia da vida em todos seu aspectos,físicos,psiquicos e espirituais.
    Todos nós que viemos a este mundo, com certeza viemos para desenvolver e desempenhar uma missão a nós confiada por Deus,para que atraves das alegrias e sofrimentos pudessemos aprimorar nosso espírito de transeunte nesta vida para que alcancemos a Divina graça da verdadeira paz celestial ao lado do Pai e de quem nos são caros.
    Mas algumas pessoas vem com algo especialmente grandioso que foge das atividades do dia a dia para poder desenvolver uma nuvem de benevolencia e santidade como que com seu sofrimento seja este transformado em lenitivo para milhares de seres humanos que irmanados na fé conseguem receber a graça concedida por Deus através de seu apóstolos designados tão somente para fazer e espalhar o Bem a todas criaturas que sofrem e que atraves desta experiencia buscam o conforto e a paz interior que todos almejamos.
    Para mim,voce não é simplesmente um discípulo de Cristo.Seu papel junto com seu entes queridos é papel de Apóstolo,humilde,simples e profundo.Somente Deus poderia ter te dado o dom da palavra para que através dela pudesse transmitir todos seu ensinamentos,renovar esperanças e como veículo de Cristo divulgar a fé, a esperança e a felicidade aqui e na eternidade onde todos nós estaremos juntos usufruindo de todas as bençãos de Deus.
    Que Deus os abençõe hoje e sempre!
    Com muito respeito,amor e carinho,
    Esuperio
    - comentário enviado via email -

    ResponderExcluir
  11. ..... Your son is a fighter and I admire you keeping
    up his blog to give others inspiration and to appreciate life. God
    Bless.

    Regards,

    Frank
    - mensagem enviada via email -

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Muito legal que você esteja comentando no meu blog!!! Por gentileza, não esqueça de se indentificar com nome e sobrenome e caso queira que eu responda alguma pergunta, dúvida ou o que for, é só deixar o e-mail!!

MUITO OBRIGADO!!!!!

ABRAÇÃO!!!!!!!!!!!!!!