PRESENTE ETERNO A UM FILHO

Nunca fui ligado a estas coisas de aniversário, talvez eu não estivesse tão errado assim, vale lembrar que historicamente o cristianismo considerou esta celebração como um costume pagão, habito este que mudou a partir do século IV quando a igreja começou a celebrar o nascimento de Jesus Cristo. Foi a partir dai que as pessoas começaram a celebrar seus aniversários, trazendo para dentro deste contexto um bocado de símbolos misticos, tais como os presentes que eram uma oferenda dada aos deuses para proteger o aniversariante e pedido de segurança para o próximo ano. O bolo de aniversário também era considerando um destes presentes aos deuses, e o ascender das velas uma forma de levar as preces através da fumaça aos seus espíritos protetores.

Simbolismos a parte, mas ainda falando de aniversário, existe algo muito mais importante para se registrar, neste dia 26 de março seria o dia em que o Luciano completaria 26 anos. A lembrança que ele nos traz,  a vontade de o ver sorrindo, de ouvir sua voz, de poder o tocar, e sentir suas mãos, enfim, a vontade de sentir sua presença que sempre se fazia marcante por onde passava, traduz em nós em um profundo sentimento de saudade. Então por mais irônico que possa parecer, nos resta comemorar esta data com muita saudade, sentimento este, que ao menos nos faz estar perto do Luciano.

E em se tratando de aniversário, e o presente ? ....Ah sim, como todo simbolismo, tudo pode ter sido em vão, quando como todo pai que na medida de seu entendimento e capacidade financeira, procura a todo custo presentear seu filho com o melhor que pode dar, e assim fizemos, mas diferente de muitos que não pensam que tudo isto é finito, ou seja, que uma hora se acaba. E assim, Luciano se foi, deixando tudo para trás, como se por uma desfeita e mal agradecimento por tudo que demos a ele com a melhor das intenções. Mas pelo contrário, por ocasião de sua passagem, no momento de desespero quando tudo parecia ter perdido o sentido, em que nada que era dito por outras pessoas servia de consolo e explicação, como se os ponteiros do relógio tivesse parado e a única coisa que estaria acontecendo no mundo era aquela desesperadora situação, mais uma vez algo que podia ter parecido irônico nos trouxe um profundo sentimento consolador e de gratidão. E este sentimento não foi em função das coisas que demos ao Luciano no decorrer dos anos, mas sim um sentimento de Graça, graça no sentido espiritual, quando Deus nos fez sentir que o melhor que pudemos ter dado ao Luciano, foi o ter ensinado, e o encaminhado a uma vida que iria muito além desta vida finita, mas sim os princípios da verdade que o libertou para sempre para a vida eterna. "conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará." João 8:32

E esta verdade, apesar da dor e desespero de o ter perdido, também nos libertou do sentimento de que poderíamos ter feito e dado mais a ele, mas pelo contrário, aquela situação nos fez declarar como Paulo fez à igreja em Corinto, dizendo:  "onde está, ó morte, o teu mal? onde está, ó mal, a tua vitória? ....mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo." 1 Coríntios 15:55 e 57   Uma grande prova viva e declarada pelo Luciano pode ser vista e ouvida no vídeo abaixo.

E lida no testemunho da postagem  ATÉ QUANDO? ...E PORQUE?  de 24/set/2010
http://www.lucianocarneiro.blogspot.com.br/2010/09/ate-quando-e-por-que.html

O melhor presente a ser dado a um filho, é o apresentar para Deus, UM PRESENTE ETERNO.
"Instrui o teu filho no caminho em que deve andar, e até quando envelhecer não se desviará dele." Provérbios 22:6

Comentários

  1. Saudade demaaaaaaaaais!!
    Nathana Rodrigues Ribeiro
    - mensagem enviada via facebook -

    ResponderExcluir
  2. "Muitas saudades!!!
    Rejane Alves Sforcini
    - mensagem enviada via facebook -

    ResponderExcluir
  3. Esteja em paz meu amigo, que deus esteja te iluminando sempre, obrigado pela marca que vc deixou para nos que tivemos a felicidade de ser seus amigos, saudades sempre!
    Adriano Troian
    - mensagem enviada via facebook -

    ResponderExcluir
  4. Junior
    Gostei da musicalidade e dos acordes do Luciano.
    O que tenho para dizer de acordo com minha forma de ver vida é a de que a única certeza que temos da vida é a morte. Uns vão mais cedo, outros mais tarde, deixando com a gente lições Inesquecíveis, principalmente aquelas que nos ensinam de que tudo tem seu tempo certo de acontecer mesmo que não seja o que esperávamos, mas, fazemos parte da roda gigante da vida: e que de minuto a minuto podemos mudar de posição de acordo com o movimento e do espaço.
    Resta-nos entender ou pelo menos tentar aceitar as distâncias que existem entre a vida e a morte - eu as vejo muito próximas numa relatividade bem lógica - mesmo porque cada uma tem também a função de nos trazer mais reflexões sobre a importância da nossa própria vida.
    Sim, inevitavelmente esse é o nosso caminho e, o que fica com a gente é a saudade e as lembranças eternas enquanto tivermos o privilégio de estarmos vivos.
    Que você e Sissi encontrem sempre razões para serem felizes, mesmo faltando um pedaço dos seus corações.

    Um carinhoso abraço de sua prima Elma Carneiro

    ResponderExcluir
  5. Fiquei extremamente emocionada com a postagem... a admiração de pai/filho, dos dois. A superação sempre foi mútua!
    Lorena Dias Resende.

    ResponderExcluir
  6. Que lindo Orlando!!!
    Me emocionou... Vocês são exemplos de pais. Que Deus lhes dê dupla honra! e vocês possam sorrir em dobro por cada lágrima que derramaram, e que toda a dignidade e abnegação de vocês seja recompensada pelo nosso pai e criador. Obrigado por compartilhar a história de vocês não só comigo, mas com todos que buscam um refrigério, um consolo, ou simplesmente um exemplo admirável a ser seguido.
    Com Carinho,
    Mônica Quinan.

    ResponderExcluir
  7. Saudades brother! Faz muita falta.....
    Brunno Mesquita
    - mensagem enviada via facebook -

    ResponderExcluir
  8. Parabéns afilhado querido...... mesmo longe dos olhos você continua no meu coração!
    Ana Paula Ribeiro
    - mensagem enviada via facebook -

    ResponderExcluir
  9. saudade de um menino bão.
    Flavio Ronaldo Neves Duarte
    - mensagem enviada via facebook -

    ResponderExcluir
  10. Orlando Júnior,
    Por uma dessas estranhas coincidências da vida, acessei hoje o blog e vi que ontem foi o aniversário natalício do Luciano. Digo aniversário natalício pois entendo que o verdadeiro aniversário dele, é o dia de sua passagem, quando por tudo que está registrado neste blog, ele certamente alcançou a recompensa dos justos, a vida eterna prometida por Cristo a todos que seguem nesta jornada, o caminho do bem. Tive conhecimento da luta de vocês, durante algumas competições de triathlon que pude assistir e também por informações de meu filho que conviveu mais de perto com ele nas mesmas competições. Tenho a certeza de que fizeram tudo que é possível. Um grande abraço e parabéns a esse garoto, grande exemplo de vida e superação. Osmar dos Reis de Sousa.

    ResponderExcluir
  11. Orlando Júnior,
    Por uma dessas estranhas coincidências da vida, acessei hoje o blog e vi que ontem foi o aniversário natalício do Luciano. Digo aniversário natalício pois entendo que o verdadeiro aniversário dele, é o dia de sua passagem, quando por tudo que está registrado neste blog, ele certamente alcançou a recompensa dos justos, a vida eterna prometida por Cristo a todos que seguem nesta jornada, o caminho do bem. Tive conhecimento da luta de vocês, durante algumas competições de triathlon que pude assistir e também por informações de meu filho que conviveu mais de perto com ele nas mesmas competições. Tenho a certeza de que fizeram tudo que é possível. Um grande abraço e parabéns a esse garoto, grande exemplo de vida e superação.
    Osmar dos Reis de Sousa.

    ResponderExcluir
  12. Oi Júnior,
    Tudo bem? Me emocionei muito com essa postagem no blog. Ela chegou em minhas mãos em um momento muito especial: no dia que antecedeu o encontro de jovens do qual participo da organização, que acontece todos os anos na Semana Santa.
    Esse grupo é cristão, mas não é ligado a nenhuma igreja. O que tentamos fazer lá é justamente o que você postou: dar a 70 jovens de 15 a 20 anos o maior presente que alguém pode receber - apresentá-los a Deus.
    Gostaria de te agradecer e te dizer que o blog e o Luciano me ajudaram nessa tarefa!
    Um grande abraço,
    Flávia Junqueira.
    - mensagem enviada via email -

    ResponderExcluir
  13. Junior,

    Com certeza o Luciano foi um presente na vida de vocês e que agora comemora o aniversário ao lado deste amigo maior que é Deus.
    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  14. Oh my goodness!
    Amazing article dude! Thank
    you, However I am having troubles with your RSS. I don't know the reason why I cannot join it. Is there anyone else having similar RSS issues? Anybody who knows the solution will you kindly respond? Thanks!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Muito legal que você esteja comentando no meu blog!!! Por gentileza, não esqueça de se indentificar com nome e sobrenome e caso queira que eu responda alguma pergunta, dúvida ou o que for, é só deixar o e-mail!!

MUITO OBRIGADO!!!!!

ABRAÇÃO!!!!!!!!!!!!!!